sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Trânsito edi

Bem, minha primeira contribuição será um pouco mais sucinta e em um tom maior de reclamação/reivindicação. Não é novidade alguma que o trânsito de Porto Alegre fede de tão asqueroso: jumentos ao volante, falta de viadutos (ou viadutos que ligam o nada a lugar algum) e gente que atropela quem anda de bicicleta. Soma-se a isso o fato de que mais de 80 carros novos circulam nas ruas da cidade todos os dias (Fonte: vi esses dias, acreditem em mim).
Em época de Copa de Mundo, as soluções pra esse problema passam a ser discutidas diariamente: ciclovias? Primeiro prendam os assassinos sobre rodas. Metrô? O Fortnati até tenta, mas o governo federal já disse que a verba inicial era pegadinha do mallandro. As pessoas podiam parar de dirigir sozinhas e se combinar de fazer um esquema de caronas, né? Ao invés de ter 5 carros com uma pessoa cada, poderíamos ter 1 carro com 5 pessoas, que tal? Impossível, nossa espécie, de maneira geral, é incapaz de pensar no bem comum e de se organizar de tal maneira.

Porém, o trânsito ao qual me refiro é um trânsito de muito mais fácil solução: o trânsito das calçadas (ou como gosto de chamar: Projeto PESSOAS LENTAS SAIAM DA FRENTE). Abaixo, cito os principais problemas que assolam nossa cidade e algumas sugestões para a solução dos mesmos:

- Pessoas lentas, saiam da frente! Andar na velocidade "olhando pra vitrine" BEM NO MEIO da calçada, ao invés de escolher um lado, devia ser digno de multa. Ficamos presos e impossibilitados de ultrapassar essa gente.
- A pessoa que está na nossa frente deveria fazer algum sinal (levantar o braço, por exemplo) para avisar que vai parar ou dobrar abruptamente. Chega de se pechar.
- Não aguento mais dançar quando vem alguém EXATAMENTE na direção contraria. A partir de hoje, deveria haver uma convenção: os dois dão um passainho para a esquerda; chega de dancinhas constrangedoras.

Essas são algumas questões que uma das sedes da Copa precisa ter em mente se quiser fazer um evento decente e confortável para todos. Além do mais, o legado que essas medidas deixariam para a cidade seria de suma importância.

Pensem nisso.

Guilherme Nunes

4 comentários:

  1. Porque 95% das pessoas lentas tem que ser velhas?
    Logo elas que tem tão pouco tempo de vida...são as que estão com menos pressa.

    O pikachu que tinha comentado algo sobre as gordas que acabam te deixando tomando agua da chuva...porque ocupam todo o espaço coberto.

    Se juntar velha gorda..é praticamente tudo que eu luto contra.

    ResponderExcluir
  2. Caras o transito de POA ta cada ves mais EDI pq não sei como as pessoas fezem autoescola mas desaprendem tudo depois, exemplo 95% dos motoristas Portoalegrenses não dão sinal ao trocar de pista em uma avenida, pho eu que comprei minha carteira em Guaíba no final dos anos 80 (não me orgulho disso)e nunca coloquei os pés numa autoescola faço isso, porque quem teve intrutor e aulinha não fas? outro problema é que acham que ligando o pisca alerta podem parar o carro onde bem entedem, placa de proibido parar?? pra que? ninguem olha e se olha não sabe o significado, não podemos querer que os nóssos motoristas caipiras que deveriam estar dirigindo trator em uma estrada rural respeitem ciclistas e nem que usem o nósso transporte público que é um lixo digasse de passagem, falando em transporte público, muitas pessoas acham bom e dizem que é um dos melhores do Brasil, mas não conhecem outro melhor para poder fazer um parametro de comparação, só acham que é melhor que o muito ruim, exemplo tente entrar em um t11 as 18:30 sentido norte-sul em plena Dom Pedro II, só se for depindurado pelo lado de fora, só falam em Metrô, mas a palavra metrô vem de metrópole e nós estamos muito lonje disso, porque não colocam um trem de superfície no lugar do corredor de onibus, transporta muito mais gente é pontual, não polui, e é mais barato,(coisas que se ve nas cidades da europa) mas...não da pq tem a máfia das empresas de onibus que podem subornar os políticos facilmente com uma mala de dinheiro para q isso nunca aconteca, porque que a 3° perimetral tem viaduto para ir para o Humaitá ( quem vai querer ir praquela vila) e não tem na Ipiranga onde embaça todo o transito? eu sei o Humaitá é caminho de quem chega do aeroporto ou seja foi feito pra gringo ver, não pra nós simples contribuintes dessa província do fim do mundo, a campanha da mãozinha na faixa de pedestre, aqui não deu certo, estive em Brasília em 2006 e la ja tinha e todo mundo parava, mas o Gaúcho "culto e melhor que os outros" não fas, o pedestre pq tem vergonha e o motorista pq não tem educação, estamos chegando na semana farropilha onde nos sentimos orgulhosos, de não ter sabido negociar nóssos produtos por um preço justo, entrar em guerra e ainda perder, do ponto de vista do mundo globalizado o gaúcho não passa de um caipira que parou no tempo, quem tem orgulho de ser gaúcho que seja macho e coloque aqui o porque! sei que vão me crucificar por postar isso mas, o cara que se sentir ofendido pense no que conheçe do mundo para nos comparar? e se voçê não foi mais lonje do que o Paraguai ou Rivera é hora de rever os seus conceitos.

    ResponderExcluir
  3. Eu desisti de dar sinal quando vou trocar de pista pq ninguem da o lado!

    Agora eu uso a estratégia de uma virada brusca na direção para dar um cagaço no outro motorista e qndo vejo que ele deu uma freadinha troco rápido de pista... tem funcionado!

    Devido as dificuldades de locomoção nas calçcadas eu desenvolvi a capacidade de ficar sem ombro em questão de segundos... faço sem perceber!

    ResponderExcluir
  4. ta bom, agora vc não tem ombro só por causa disso...
    por isso que não vale a pena entrar numa academia né? pra poder transitar melhor?

    ResponderExcluir